Ao criar um filtro, por exemplo o primeiro filtro geral, ele tem um ID próprio que se chama ‘#tfiltro#’, o segundo filtro, tem outro id próprio que se chama ‘#tfiltro2#’, e assim por diante.
Sendo assim, suponhamos o seguinte exemplo:
1 - Criação do filtro geral 2:
2 - Ao selecionar algum item, no caso abaixo selecionamos o item LINHA I e LINHA D, a variável (‘#tfiltro2#’) ira armazenar esses valores:
3 - Relacionando o filtro no Datasouce (query do dashboard):
Para que o filtro funcione, é preciso relacionar o ID acima diretamente na query desejado, como no exemplo abaixo:
No caso acima, caso seja informado algum filtro, sera substituído por essa ##, e caso seja informado todos, sera informado a palavra todos, que correspondera ao Todos que esta especificado acima.
4 - Tirando a prova real:
Para ter certeza que o filtro esta funcionando corretamente com o item escolhido, acessar o Dicionário, que se encontra na tela de criação dos datasources, conforme imagem abaixo:
5 - No dicionário, é possível ver a Query Executada. Para isso, clicar no botão rodar query. Deverá ser mostrada a query já com os valores substituídos, como no caso abaixo:
Na imagem acima, vemos que os 2 itens que selecionamos previamente, foram substituídos pelas ##, assim sendo, o SQL irá trazer somente dados desses itens.