Temos alguns parâmetros já conhecidos para chamar um projeto de dentro de um ERP por exemplo:
“C:\BI\wincockpit cliente/vendas/conexao=User=SYSDBA;Password=masterkey;Database=C:\Banco\SampleDatabase.fdb”, onde:
wincockpit = Nome do executável do sistema de BI;
cliente = Parametro do modo de abertura do sistema;
Vendas = Nome do projeto
conexao = String de conexão a ser usada no projeto. Neste caso, o projeto é executado com a string de conexão passada acima, prevalecendo sobre a conexão que foi definida no projeto.
Desenvolvemos dois novos parâmetros:
nomeconexao = caso o projeto contenha mais de uma conexão, que nas abas estiverem sendo referenciados esse nome, é possível passá-lo na chamada do sistema.
tipobanco = em tipobanco, deve-se especificar qual o banco utilizado seguinte a sintaxe abaixo (case sensitive), por exemplo tipobanco=SQL. Variáveis para tipobanco:
ODBC
OLEDB
SQL
MySQL
Postgre
Firebird
Advantage
Oracle
Exemplo de conexão para o banco Firebird utilizando o parâmetro tipobanco:
C:\BI\wincockpit cliente/vendas/conexao=User=SYSDBA;Password=masterkey;Database=C:\Banco\SampleDatabase.fdb;DataSource=localhost/tipobanco=Firebird
Exemplo utilizando o SQL Server, deve ser passado do modo abaixo:
C:\BI\wincockpit cliente/vendas/conexao=Server=myServerAddress;Database=myDataBase;User Id=myUsername;Password=myPassword/tipobanco=SQL
Exemplo utilizando o parâmetro tipobanco, junto com o parâmetro nomeconexao (só deverá ser utilizado esse parâmetro em caso que a conexão não é a conexão geral do projeto) para o banco de dados SQL Server:
C:\BI\wincockpit cliente/vendas/conexao=Server=myServerAddress;Database=myDataBase;User Id=myUsername;Password=myPassword/tipobanco=SQL/nomeconexao=ConexaoClienteABC
Com as chamadas acima, é possível deixar dinâmico a chamada de um projeto, não precisando que seja alterado para todos clientes a conexão ao instalar o projeto, e sim deixando o ERP pronto a alterar as conexões dinamicamente.